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TEOLOGIA SISTEMÁTICA III
CRISTOLOGIA
PROFESSOR: Pr. Gilson Soares dos Santos
AULA 04 – NOMES E TÍTULOS DE CRISTO
A – Jesus
fez a seguinte pergunta aos discípulos:
”Quem dizem os homens ser o filho do homem?”
B – A revelação
divina vem através da resposta da fé simples de Pedro:
“Tu
és o Cristo o filho do Deus vivo”.
C – Diferentes
autores concordam em que os nomes e títulos de Jesus exprimem a essência da sua
identidade humana e divina; um exemplo claro desta realidade pode ser vista
através do analise do texto de Isaias 9:6
“Porque
um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus
ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno,
Príncipe da Paz”.
D – Examinemos alguns nomes:
1
– JESUS
A – Usado 600 vezes nos evangelhos, é
a versão grega de três nomes comuns hebreus, Josué (Joshua), Jehoshua, Jesua.
B – Seu significado era: “O Senhor (Iavé) é o meu ajudador” ou “Iavé salva”.
C – Este nome harmoniza a humanidade
de Jesus com a sua identidade salvífica.
2
– EMANUEL
A – Literalmente significa “conosco
[está] Deus”.
B – Com três ocorrências na Bíblia
(Is. 7:14; 8:8; Mt. 1:23), a palavra hebraica immaanuel, e no grego Emmanouel,
é empregada como um nome próprio em todos os três versículos.
C – Este é o nome do “filho” da mulher
solteira em Is. 7:14 e da “virgem” em Mt. 1:23, sendo que ele possui (Is. 8:8)
e protege (v.10) a terra e o povo de Israel.
D – Em relação a Jesus descreve sua
natureza divina e sua obra messiânica de graça.
3
– SENHOR
A – Fora dos evangelhos, “Senhor” é o título predominante de
Jesus.
B – Paulo emprega 222 vezes, e “Jesus é Senhor” foi o primeiro credo
dos que não eram judeus. Expressa a supremacia
do seu governo (Fp. 2:11).
4
– FILHO DO HOMEM
A – Foi o titulo que ele mesmo
escolheu para si, mas que a Igreja primitiva teve dificuldade em absorver
devido à não ser tão fácil de compreender ou transmitir.
B – No AT podia significar “um homem
comum”, “um grupo de homens santos”, ou a referencia de uma figura divina
aparecendo nos céus (especialmente no livro de Daniel).
C – Aparentemente Jesus toma este
título para inferir dois aspectos da sua personalidade, a humana (Mt. 8:20) e a
divina (Mc. 14:62).
5
– EU SOU
A – Jesus usou o título da divindade
para si (Jo. 15:5; 6:35), como também o Seu nome pessoal (Jo. 8:58).
B – É lógico pensar que assim
estabelecia a sua ligação divina com a trindade.
C – Porém é através do contexto da manifestação
da suas obras que entendemos que Jesus está demonstrando uma auto-identificação
explicita com Deus.
6
– MESSIAS, CRISTO
A – Principal título dado a Jesus
pelos primeiros cristãos, seu significado é “ungido”.
B –
A unção era um ato simbólico que significava a escolha divina de uma pessoa
concedendo-lhe poder, particularmente para reinar (Êx. 29:7; Lv. 4:3; Jz. 9:8;
Is. 9:16; 01:1; II Sm. 19:10; I Sm. 24:10).
C – O azeite da unção desses oficiais
simbolizava o Espírito Santo (Is. 61:1; Zc. 4:1-5) e a transferência para a
pessoa consagrada, além de indicar o oficio e comunhão com Deus.
D – No caso de Jesus, desde a
eternidade ele era já ungido, mas a formalidade do seu oficio encontra-se em
Mt. 3:16; Mc. 1:10; Lc. 1:35; 3:32; Jo. 1:32; 3:34.
7
– FILHO DE DEUS (Sl 2.7)
A – Este título era fundamental para
os cristãos primitivos quando declaravam sua crença em Jesus e quando
expressavam sua adoração.
B – Este título expressa um
relacionamento íntimo especial com o Pai eterno, pode significar na sua
qualidade especial “eternamente gerado em Deus” (eternamente gerado implica que
Ele co-existe com Deus Lc. 1:35).
C – Sua filiação é diferente em
natureza da dos outros filhos de Deus (Jo. 14:9), pois como deixa claro o
apostolo Paulo estes são feitos filhos pela adoção (Rm. 8:15).
8
– FILHO DE DAVI
A – Especialmente em relação ao
cumprimento da profecia dentro dos termos da aliança davídica, este título
simboliza a autoridade e direito ao Reino dentro da perspectiva Messiânica de
salvação e governo eterno.
9
– O CORDEIRO
A – É um título de caráter vigário. O
cordeiro, o animal que salva ao povo de Deus através do sacrifício, é o tipo de
Jesus.
B – A sua obra redentora está
tipificada na celebração da expiação dos pecados, embora no Apocalipse uns
conjuntos de idéias novas surgem, em relação ao Cordeiro de poder e autoridade,
que deve ser adorado e temido.
10
– O VERBO
A – Este título manifesta a revelação
divina da sua atividade, vontade e propósito, expressando o seu poder,
inteligência e soberania. Deus se expressa assim mesmo através de Jesus (Heb.
1:3;Col. 1:5), pois ele não somente traz a Palavra de Deus, mas ele é a Palavra
de Deus.
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