Nomes e Títulos de Cristo

Blog do Pastor Gilson Soares
 
TEXTOS DE TEOLOGIA E FILOSOFIA
VISITE O BLOG
http://pastorgilsonsoares.blogspot.com.br/


TEOLOGIA SISTEMÁTICA III
CRISTOLOGIA

PROFESSOR: Pr. Gilson Soares dos Santos

AULA 04 – NOMES E TÍTULOS DE CRISTO

A – Jesus fez a seguinte pergunta aos discípulos:

”Quem dizem os homens ser o filho do homem?”

B – A revelação divina vem através da resposta da fé simples de Pedro:

“Tu és o Cristo o filho do Deus vivo”.

C – Diferentes autores concordam em que os nomes e títulos de Jesus exprimem a essência da sua identidade humana e divina; um exemplo claro desta realidade pode ser vista através do analise do texto de Isaias 9:6

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz”.

D – Examinemos alguns nomes:

1 – JESUS

A – Usado 600 vezes nos evangelhos, é a versão grega de três nomes comuns hebreus, Josué (Joshua), Jehoshua, Jesua.

B – Seu significado era: “O Senhor (Iavé) é o meu ajudador” ou “Iavé salva”.

C – Este nome harmoniza a humanidade de Jesus com a sua identidade salvífica.

 2 – EMANUEL

A – Literalmente significa “conosco [está] Deus”.

B – Com três ocorrências na Bíblia (Is. 7:14; 8:8; Mt. 1:23), a palavra hebraica immaanuel, e no grego Emmanouel, é empregada como um nome próprio em todos os três versículos.

C – Este é o nome do “filho” da mulher solteira em Is. 7:14 e da “virgem” em Mt. 1:23, sendo que ele possui (Is. 8:8) e protege (v.10) a terra e o povo de Israel.

D – Em relação a Jesus descreve sua natureza divina e sua obra messiânica de graça.

3 – SENHOR

A – Fora dos evangelhos, “Senhor” é o título predominante de Jesus.

B – Paulo emprega 222 vezes, e “Jesus é Senhor” foi o primeiro credo dos que não eram judeus. Expressa a supremacia do seu governo (Fp. 2:11).

4 – FILHO DO HOMEM

A – Foi o titulo que ele mesmo escolheu para si, mas que a Igreja primitiva teve dificuldade em absorver devido à não ser tão fácil de compreender ou transmitir.

B – No AT podia significar “um homem comum”, “um grupo de homens santos”, ou a referencia de uma figura divina aparecendo nos céus (especialmente no livro de Daniel).

C – Aparentemente Jesus toma este título para inferir dois aspectos da sua personalidade, a humana (Mt. 8:20) e a divina (Mc. 14:62).

 5 – EU SOU

A – Jesus usou o título da divindade para si (Jo. 15:5; 6:35), como também o Seu nome pessoal (Jo. 8:58).

B – É lógico pensar que assim estabelecia a sua ligação divina com a trindade.

C – Porém é através do contexto da manifestação da suas obras que entendemos que Jesus está demonstrando uma auto-identificação explicita com Deus.

6 – MESSIAS, CRISTO

A – Principal título dado a Jesus pelos primeiros cristãos, seu significado é “ungido”.

B – A unção era um ato simbólico que significava a escolha divina de uma pessoa concedendo-lhe poder, particularmente para reinar (Êx. 29:7; Lv. 4:3; Jz. 9:8; Is. 9:16; 01:1; II Sm. 19:10; I Sm. 24:10).

C – O azeite da unção desses oficiais simbolizava o Espírito Santo (Is. 61:1; Zc. 4:1-5) e a transferência para a pessoa consagrada, além de indicar o oficio e comunhão com Deus.

D – No caso de Jesus, desde a eternidade ele era já ungido, mas a formalidade do seu oficio encontra-se em Mt. 3:16; Mc. 1:10; Lc. 1:35; 3:32; Jo. 1:32; 3:34.

7 – FILHO DE DEUS (Sl 2.7)

A – Este título era fundamental para os cristãos primitivos quando declaravam sua crença em Jesus e quando expressavam sua adoração.

B – Este título expressa um relacionamento íntimo especial com o Pai eterno, pode significar na sua qualidade especial “eternamente gerado em Deus” (eternamente gerado implica que Ele co-existe com Deus Lc. 1:35).

C – Sua filiação é diferente em natureza da dos outros filhos de Deus (Jo. 14:9), pois como deixa claro o apostolo Paulo estes são feitos filhos pela adoção (Rm. 8:15).

8 – FILHO DE DAVI

A – Especialmente em relação ao cumprimento da profecia dentro dos termos da aliança davídica, este título simboliza a autoridade e direito ao Reino dentro da perspectiva Messiânica de salvação e governo eterno.

9 – O CORDEIRO

A – É um título de caráter vigário. O cordeiro, o animal que salva ao povo de Deus através do sacrifício, é o tipo de Jesus.

B – A sua obra redentora está tipificada na celebração da expiação dos pecados, embora no Apocalipse uns conjuntos de idéias novas surgem, em relação ao Cordeiro de poder e autoridade, que deve ser adorado e temido.

10 – O VERBO

A – Este título manifesta a revelação divina da sua atividade, vontade e propósito, expressando o seu poder, inteligência e soberania. Deus se expressa assim mesmo através de Jesus (Heb. 1:3;Col. 1:5), pois ele não somente traz a Palavra de Deus, mas ele é a Palavra de Deus.


VISITE O BLOG
http://pastorgilsonsoares.blogspot.com.br/