Quem Foi Melquisedeque? Por Geisler e Howe

Blog do Pastor Gilson Soares
 
TEXTOS DE TEOLOGIA E FILOSOFIA


VISITE ESTE BLOG:
  
QUEM FOI MELQUISEDEQUE? POR GEISLER E HOWE

PROBLEMA:

Há algum debate sobre a natureza de melquisedeque. Foi ele uma pessoa real, um ser fora do normal ou apenas uma personagem de ficção?

SOLUÇÃO:

Com base em Hebreus 7, alguns têm interpretado Melquisedeque como tendo sido um anjo ou até mesmo como uma aparição de Cristo. Isso não é provável, já que o autor de hebreus apresenta Melquisedeque como sendo um tipo de Cristo. Em Gênesis, Melquisedeque é apresentado de maneira usual e histórica. Ele encontra-se com Abraão e com ele conversa normalmente. Não há razão, seja arqueologia ou de qualquer outra origem, para que se questione quanto a personalidade histórica de Melquisedeque.

PROBLEMA:

Hebreus nos diz que Melquisedeque “não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus... permanece sacerdote perpetuamente” (Hb 7.3). Como Jesus assumiu esse sacerdócio (7.21), alguns que aceitam a reencarnação usam a passagem citada para provar que ele é uma reencarnação de Melquisedeque. Será que eles têm razão?

SOLUÇÃO:

Não, isso é um mau uso dessa passagem, o que está claro por diversas razões. Em primeiro lugar, ela diz apenas que Melquisedeque foi “feito semelhante” a Jesus, e não diz que Jesus era Melquisedeque (Hb 7.3). Em segundo lugar, diz apenas que Cristo foi um sacerdote “segundo a ordem de Melquisedeque” (Hb 7.17), e não que ele era Melquisedeque.
Finalmente, o fato de que Melquisedeque tenha sido misterioso em seu nascimento e morte, sem genealogia (Hb 7.3), não prova a reencarnação – isso foi usado apenas como uma analogia ao eterno Messias, Jesus Cristo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

GEISLER. Norman; HOWE. Thomas, Manual popular de dúvidas, enigmas e “contradições” da Bíblia. São Paulo: Mundo Cristão. 1999. pp. 51-52, 521-522.


VISITE ESTE BLOG: