O Anjo do Senhor na Teologia Sistemática de Norman Geisler

Blog do Pastor Gilson Soares
 
TEXTOS DE TEOLOGIA E FILOSOFIA


VISITE ESTE BLOG:


O ANJO DO SENHOR NA TEOLOGIA SISTEMÁTICA DE NORMAN GEISLER


O Anjo do Senhor é Cristo. O Anjo do Senhor é a segunda Pessoa da Trindade, verdade derivada de duas linhas de evidência importantes.

Primeiro, o Anjo do Senhor no Antigo Testamento desempenha o mesmo papel que Cristo desempenha no Novo Testamento. O Pai é quem planeja e envia o Redentor, o Filho é quem é o Redentor, e o Espírito Santo é quem convence e aplica a redenção àqueles que são redimidos. Na realidade, encontramos todos os Três membros da divindade em uma passagem no Antigo Testamento. Isaías escreveu:

As benignidades do Senhor [o Pai] mencionarei e os muitos louvores do Senhor, consoante tudo o que o Senhor nos concedeu, e a grande bondade para com a casa de Israel, que usou com eles segundo as suas misericórdias e segundo a multidão das suas benignidades. Porque o Senhor dizia: Certamente, eles são meu povo, filhos que não mentirão. Assim ele foi seu Salvador. Em toda a angústia deles foi ele angustiado, e o Anjo da sua presença [o Filho] os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão, ele os remiu, e os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade. Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo [o Espírito].” (Is 63.7-10)

Segundo, assim que o Filho (Cristo) entrou em permanente forma encarnada (Jo 1.1,14; 1 Jo 4.2), nunca mais o Anjo do Senhor aparece, embora um anjo apareça de vez em quando (cf. At 12.7ss.). Nenhum anjo que ordena ou aceita adoração ou afirma ser Deus jamais aparece novamente.

Outras referências ao Anjo do Senhor, embora às vezes com nomes diferentes, confirma as mesmas conclusões. Por exemplo, o Anjo do Senhor (Cristo) apareceu a Josué para confirmar que Ele era o verdadeiro líder de Israel:

“E sucedeu que, estando Josué ao pé de Jericó, levantou os seus olhos, e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele e disse-lhe: És tu dos nossos ou dos nossos inimigos? E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então, Josué se prostrou sobre o seu rosto na terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo?” (Js 5.13,14).

VISITE ESTE BLOG: